A Volkswagen vai conceder férias coletivas aos 3 mil funcionários que trabalham na planta de São Bernardo do Campo, região do ABC paulista, e interromper a produção de quatro carros entre os dias 27 de junho e 7 de julho. A planta de São Bernardo do Campo conta com 4.500 funcionários na linha de produção e um total de 8.200 colaboradores.
A informação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo é de que há um problema de fornecimento de peças, especialmente semicondutores, para a cadeia produtiva. Por conta disso, Nivus, Polo, Virtus e Saveiro terão suas produções momentaneamente interrompidas.
“Este é um problema que vem afligindo não só a indústria automobilística. Toda a indústria nacional vem sendo impactada. Isso acaba atingindo diretamente os trabalhadores. A falta de política industrial e de desenvolvimento no país tem causado a desestruturação da cadeia produtiva nacional”, comentou o coordenador-geral da representação na Volkswagen, José Roberto Nogueira da Silva.
Paralisações na Volkswagen têm sido recorrentes
O problema com a escassez de semicondutores já havia obrigado a Volkswagen a paralisar as atividades em maio. Na ocasião, a planta Anchieta, como é conhecida a fábrica de São Bernardo do Campo, deu férias coletivas a 2,5 mil funcionários e interrompeu os trabalhos por falta de insumos.
José Roberto Nogueira da Silva reiterou que é importante haver um planejamento prévio para que as seguidas paradas não prejudiquem o fluxo de trabalho e a própria empresa. “É importante termos um acordo de longo prazo para situações como essa. O acordo dá previsibilidade para trabalhadores se organizarem e também para a empresa pensar o futuro da planta”.
Matéria de https://canaltech.com.br/ , Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 13 de Junho de 2022 às 15h55